sexta-feira, 20 de julho de 2012

Quem lhe faz feliz?

Durante um seminário para casais perguntaram à esposa:

- seu marido lhe faz feliz?
- ele lhe faz feliz de verdade?


Neste momento, o marido levantou seu pescoço,demonstrando segurança. Ele
sabia que sua esposa diria que sim,pois ela jamais havia reclamado de algo
durante o casamento.

Todavia, sua esposa respondeu com um "Não", bem redondo...

- Não, meu marido não me faz feliz.

Neste momento, o marido já procurava a porta de saída mais próxima.

- Ele não me "faz" feliz... Eu sou feliz.
O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele e sim de mim.

E continuou dizendo:

- Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida; pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da terra, eu estaria com sérios problemas.
Tudo o que existe nesta vida muda frequentemente. ..
O ser humano, as riquezas, meu corpo,o clima, meu chefe, os prazeres, etc.
E assim poderia citar uma lista interminável. Às demais coisas eu chamo "experiências" ; esqueço-me das experiências passageiras e vivo as que são eternas; amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.
Lembro-me de viver de modo eterno.


Talvez seja por isso que quando alguém me faz perguntas como esta: "Você é feliz no seu casamento?" ou "Você é feliz?", gosto de responder com
apenas uma frase, como se esta fosse a conclusão de todo o seminário, como se
esta fosse a chave de toda a felicidade,de todo matrimônio e de toda vida
humana; gosto de responder com aquela velha e famosa frase que ainda não
conseguimos compreender:

"A felicidade está centrada em mim".

Há pessoas que dizem:

"Hoje não posso ser feliz porque estou doente,
porque não tenho dinheiro,
porque faz muito calor,
porque alguém me insultou,
porque alguém deixou de me amar,
porque alguém não soube me dar valor..."

SEJA FELIZ ,
mesmo que faça calor,
mesmo que esteja doente,
mesmo que não tenha dinheiro,
mesmo que alguém tenha lhe machucado,
mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor.

SEJA FELIZ. Sempre!!!"


(Autor Desconhecido)..
Imagem: senado.gov.br

sexta-feira, 13 de julho de 2012

UBUNTU


'Sou quem sou, porque somos todos nós!'

          A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Florianópolis (2006), contou um caso acontecido em uma tribo na África. Um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, então ele propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser alegre e inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito e colocou debaixo de uma árvore. Então chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.  
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto.  Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.  Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo? 
Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"
UBUNTU
Existe uma palavra na língua portuguesa difícil de ser traduzida para outras línguas: SAUDADE.  Em vários países africanos, há também palavra bem maior em significado do que qualquer tradução: UBUNTU.
É uma filosofia Africana que existe em vários países da África, que foca nas alianças e relacionamentos das pessoas umas com as outras. A palavra vem das línguas dos povos Banto, e na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa.
Uma tentativa de tradução para a Língua Portuguesa poderia ser "humanidade para com os outros". Outra tradução poderia ser "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade".  
O prêmio Nobel da Paz, o bispo sul-africano Desmond Tutu, uma vez explicou:  Ubuntu é a essência do ser humano. Você não pode viver isoladamente, você não pode ser humano se é só. Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.”
Para outro Nobel da Paz, o ex-presidente Nelson Mandela: “Para ser feliz é preciso viver em coletividade, em harmonia com quem está a sua volta. A felicidade é um sentimento de todos”.
Ou seja, tudo de bom que você pode sentir ou desejar a uma pessoa, os africanos resumiram em apenas seis letras: Ubuntu!  

Fonte: Jornal Bem Estar Vale do Caí - Nº 3
Imagem : geneticacritica.blogspot.com

quarta-feira, 11 de julho de 2012

DESPERTADORES

 Na Índia, os mestres sempre dizem: os problemas são despertadores que tentam acordar as pessoas para a vida. Aproveite para acordar logo, antes que o próximo despertador faça mais barulho.

Pense nisso: o que essa dificuldade está querendo mostrar a você? Problemas são avisos que a vida nos envia para corrigir algo que não estamos fazendo bem. Problemas e doenças são sinais de emergência para que possamos transformar nossas vidas. Aliás, problemas e doenças guardam muita semelhança entre si. Infelizmente, a maioria das pessoas, quando fica doente, cai num lamentável estado de prostração ou simplesmente toma remédio para tratar os sintomas em vez de fazer uma pausa para refletir sobre os avisos que essa doença está enviando. São poucos os que se perguntam: “Por que meu organismo ficou enfraquecido e permitiu que a doença o atacasse?”

 Uma doença é sempre um aviso, embora muita gente não preste atenção nele. Assim como os problemas, os sintomas vão piorando na tentativa de fazer com que você entenda o recado. No começo pode ser uma leve dor de cabeça, um recado para que você pare e analise o que está faltando em sua vida. Mas você não tem tempo, toma um analgésico e nem percebe direito que a dor está aumentando. Então a dor piora, mas você vai à acupuntura para aliviá-la e não presta atenção quando o médico diz que o tratamento é paliativo e que você precisa mudar seu estilo de vida para eliminar as causas da doença.

As doenças são recados que precisamos levar a sério, principalmente as doenças que se repetem. Dores de cabeça, alergias de pele, má digestão, todos esses distúrbios querem nos mostrar algo. Saber procurar e achar as causas deles é uma atitude muito sábia.
Nossos inimigos, da mesma forma que os problemas e as doenças, são gritos de alerta para cuidarmos de algo que não está certo em nossa vida. Quando os ouvimos com atenção, nossos inimigos podem se transformar em maravilhosas alavancas de crescimento pessoal.
Assim como as doenças e os inimigos, os problemas nos enviam avisos que precisamos aprender a decodificar. Se você tem um problema que está se repetindo em sua vida, é chegada a hora de fazer uma análise do seu significado para poder superá-lo.
E tenha muito claro que, no momento em que supera um problema que o acompanha por algum tempo, uma nova pessoa nasce dentro de você.
Roberto Shinyashiki